Você já deve ter ouvido a frase “o externo reflete o interno” não é? passamos por momentos caóticos, e ao mesmo tempo, que trazem a oportunidade de profundas transformações.
Na pandemia, a pouco tempo, trouxe experiências de uma sociedade que entrou em colapso e foi preciso sermos forçados a “parar” para refletirmos sobre a nossa conexão conosco mesmos, com o outro e com o todo.
Estamos percebendo, de forma coletiva, a importância que cada indivíduo, tem dentro do todo e como cuidar uns dos outros.
A nossa saúde depende da saúde do outro; que a prosperidade individual fluirá com a prosperidade dos demais; que a natureza responde aos cuidados para com ela, enfim, estamos entendendo que podemos nos auxiliar e criar mais colaboração ao invés de competição e mais união no lugar de separação.
Solidariedade é um ato de Bondade e Compreensão com o próximo, sem qualquer tipo de discriminação.
Para ser solidário é necessário desenvolver algumas capacidades, como Compaixão e Empatia.
A empatia – o ato de se colocar no lugar do outro. olhar com o olhar do outro e poder sentir o que o outro se sente.
A compaixão – um sentimento de olhar ” com paixão” e ternura, para com a situação do outro. Uma compreensão e e o desejo, genuíno, de ajudar a minimizar o sofrimento do outro.
E caso ainda não esteja convencido, seguem algumas boas razões para pensar em desenvolver compaixão e empatia e se tornar solidário:
1 – Praticar a solidariedade traz benefícios à mente e ao corpo; nossa autoestima melhora; a sensação física de motivação e alegria é tão intensa que a pessoa quer fazer cada vez mais. O cérebro libera endorfina, causando uma sensação de prazer, chamado hormônio da felicidade;
2 – Passamos a enxergar a vida de outra forma. Ampliando a nossa visão, aumentamos a nossa expectativa de vida, pois diminuímos o índice de depressão, ansiedade, insônia, melhora o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças crônicas;
3 – Se a rotina e situações de raiva ativam o nosso sistema de defesa e afetam o nosso coração, a prática do bem nos faz sentir mais relaxados e diminui os hormônios do estresse;
4 – Quem recebe um gesto de solidariedade genuína pode ser tocado de uma maneira tão excepcional que essa contribuição pode significar a transformação da vida desta pessoa e consequentemente de quem doa.
Poderíamos citar inúmeros movimentos de pessoas ou grupos cujas ações solidárias ajudaram a mudar o mundo para melhor, mas fica aqui frases em homenagem a todos os que tiveram a coragem de olhar além de si mesmos e se enxergar no outro, criando um círculo de amor, com ações para a realização do bem:
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”
Franz Kafka
” Mais valem as mãos que ajudam, do que os lábios que rezam”
Madre Tereza
“Quem quer ser como um caniço mudo, quando toda a sinfonia
da natureza trabalha em uníssono”
Gibran Khalil Gibran
Por Susi Barboza
O COAC oferece a oportunidade para você exercitar a solidariedade como um voluntário ou como um patrocinador